Casa Darwin cria seu primeiro comercial pra TV

Depois de um bom tempo sem escrever comerciais tive a chance de criar e produzir este aqui pra comemorar os 30 anos da marca Melissa. O comercial, que tem um minuto e meio, vai ser lançado em TV a cabo em agosto mas já está no ar no YouTube e passando nos desfiles do SPFW verão 09/10. Não é um comercial com piada nem sacadinha. O briefing que eu recebi do cliente foi literalmente: “Rodrigão, eu quero um comercial pra chorar.” Não veio nem por escrito. Ontem no primeiro dia do SPFW, estava eu no lounge quando fui convocado a dar uma entrevista pra uma TV do Ceará, cobrindo o evento. A repórter, antes de falar comigo, deitou-se num dos pufes estratégicamente colocados no salão, vestiu os fones de ouvido e assistiu ao comercial, que passa no teto do lounge em telas de LCD. Ao se levantar pra começar a entrevista ela pediu um minuto. Estava chorando. Demorou uns cinco minutos pra se recompor. Nunca imaginava que aquele comercial tão fofinho fosse relembrá-la de tantas partes da sua vida. Foi uma espécie de Leão de Ouro de água e sal que eu recebi ali naquele momento.

O motivo pelo qual um monte de mulheres tem chorado ao assistir esse comercial eu sei qual é. O segredo é que ele não conta nenhuma vantagem do produto, mas espelha com verdade a vida de quem usou e usa Melissa. O David Mamet, que é um escritor que eu admiro muito, especialmente no tópico Teoria Dramática, sempre fala que uma peça, um filme (e acredito eu, até um comercial) nunca podem tentar ser reais. A realidade, segundo ele, é infinitamente mais complexa, sobreposta, confusa e inesperada do que qualquer artista jamais seria capaz de retratar. A boa arte, segundo ele não deve tentar ser realista. Deve tentar ser verdadeira.

Eu cresci com 3 irmãs. Esse comercial, de certa forma, é a história delas, mas também é a história da minha mulher e sua amiga Pat, a história da Raquel, minha amiga e cliente, e também a de muitas outras mulheres.

Quem produziu foi um coletivo de talentos (produtora moderna chama coletivo) chamado ideiaforte e quem fez a trilha linda foi a Somzera. A locução incrível é da minha irmã e blogueira Renata Leão (pra mim, a mágica do filme está na verdade que ela colocou na locução). Espero que você goste.

Postado por Rodrigo Leão

20 Respostas para “Casa Darwin cria seu primeiro comercial pra TV

  1. tudo em famila, tudo muito bom!

  2. caray, véi, bem bão.

    Renata-a-irmã comandou a quebrada.

  3. Sen-sa-cio-nal!!

    Puuuuuta filme!

    Parabéns!

  4. Lindo! Lindo!
    Oi Ro! Quanto tempo né?!
    Sempre entro aqui no seu blog, mas depois que vc deixou de escrever para o Metro, nunca mais postou uns textos bacanas aqui…só videos, videos, eu gosto mas….
    Não vai mais voltar a escrever?

    Bjus!

    Lilian

  5. Lindo!

  6. Tudo de bom… pode me incluir na lista das choronas…
    Ah, e que produção mais linda!

  7. Muito foda o filme, hein!!!??

  8. Porra. Congrats, tá lindo msm.

    Eu sou dessas ae: usei a primeira melissa aos 7 anos. Era de plástico transparente, e vinha numa sacolinha que imitava um radinho. Amava s2

  9. Agora, eu quero saber quem escolheu a cidade de Massachusetts como plano de fundo para esta história.

    Ótimo comercial!

  10. Porra, bem legal velhão.
    Mandaram bem.
    Boa fotografia, direção e roteiro.

  11. Caraca,
    sou estudande de publicidade, e esse filme é muito bom, creio que foi feito com muita inspiração e carinho! rs

    Lia suas palavras no jornal Metro, até que resolvi fazer um blog e te add lá como favoritos, e sempre frequento 🙂

    Beijos e parabéns pelo vídeo. De muito bom gosto!

  12. Nossa!!!
    Pode falar palavrão aqui?
    DUCARALEO!!!

    Parabéns, Rodrigão. Tudo é o cara e cada vez prova mais e mais isso…

    Lindo, Lindo, Lindo!!!

  13. Muito bom Rodrigo. Parabens!
    Über bom gosto! Produção excelente.
    Sorte do cliente e nossa que podemos usufruir.
    Que tua agência siga remando com muito talento.
    Abratz!
    Fernando Mainardi.

  14. Realmente um belo trabalho e um belo comercial!
    =) Curti bastante a fotografia e a locução!
    Parabéns!

  15. concordo com tudo de bom que foi comentado anteriormente, entaum naum vou chover no molhado…

    hmmm como acesso seu blog pelo feed hein?
    naum acheio rss dele aqui pra assinar..
    =(

  16. Rodrigão e Cócaro!
    Puta filme!!!
    Digno de Melissa, de Grendene e de Leão.
    Like the old F* times!!!!
    Sucesso,
    Grynba.

  17. PS: Leão de verdade, tá? ; )

  18. Gostei bastante desse blog, se importa se eu colocá-lo na minha lista?
    Até mais! =)

  19. Mandou bem…
    quando os caras são compotentes, não tem pra ninguém… é simples, porém marcante…
    super parabéns a todos…

    grande abraço,
    Cesar.

  20. Rodrigo, fui elogiar o comercial de melissa, comentei em outro texto do blog, putz, agora meu abraço deve estar escondido em algum lugar por aí. Pois repito aqui, sem me repetir: o comercial de Melissa 30 anos tá uma maravilha. Simples, verdadeiro, divertido, feminino, tudo. E a voz da Dona Leão, tua irmã, realmente segurou a onda, fez tudo ficar mais quente, mais leve. Parabéns. Melissaço.

Deixe um comentário

