Um cara só

Em 1987 eu assiti a um show que me marcou pelo resto da vida. Foi no The Ritz, no East Village, em Nova York. Eu tinha uns 16 anos. Era um cara só no palco, com sua guitarra e um estilo de cantar que anos depois eu reconheci copiado no jeito de cantar do Billy Joe do Green Day, que nem inglês é, mas canta com um sotaque Cockney (da classe trabalhadora inglesa) inexplicável. O original, Billy Bragg era inglês, punk e socialista , uma combinação que não poderia ser mais radical nos anos 80 — com a Thatcher na Inglaterra e Regan nos EUA. Até hoje quando eu ouço Billy Bragg cantando eu me sinto com 16 anos de novo. Não é bem saudosismo, porque junto com o som vem uma certa melancolia. Não é uma sensação de “Ah! como era bom aquele tempo.” É mais, “Ah, como eu era vivo naquele tempo.” Tem uma verdade ali que eu não enxergo mais. Porque algumas verdades acho que a gente só enxerga quando tem 16 anos e a desilusão e os acidentes de carro só acontecem com os outros.
O disco daquela turnê se chamava “Talking to the taxman about poetry” (Falando de poesia com o cobrador de impostos), nome tirado de um poema do poeta russo Vladimir Maiakovski, que eu descobri por causa dessa música. O bom de ter 16 anos era que haviam muitos Maiakovskis pra se descobrir.
Olha aí um pouco de BIlly Bragg.


Postado por Rodrigo Leão

Anúncios

Uma resposta para “Um cara só

  1. Que delícia.
    Lembro desse som na mesma época, com um gosto muito parecido. (só que chegava na minha cidade do interior, através de um amigo que morava em Londres).
    Obrigada por essas lembranças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s