O livro escondido no CD

Eu tô pra escrever um post mais longo faz tempo e nunca tenho tempo então vou escrever um curto mesmo. É sobre o livro “The Hand: how its use shapes the brain, language and human culture” de Frank R. Wilson. ” de Frank R. Wilson.

Esse livro apareceu na minha vida quando eu estava lendo o encarte de um CD do Caetano Veloso uruguaio, um cara chamado Jorge Drexler, conhecido por ter ganho o Oscar com aquela música tema do filme “Os Diários de Motocicleta”. O Jorge tem essa música chamada “Guitarra y vos” que tem uma letra linda que versa sobre as coisas que precisam de outras coisas para existir e conclui com um refrão que diz “Hay tantas cosas / Yo sólo preciso dos: / Mi guitarra y vos/ Mi guitarra y vos.”

Para quem viveu, vive ou sonha em viver de música esta é uma frase auto-evidente. O instrumento, no caso dele dois, violão e voz, é parte tão importante da sua felicidade e existência que viver sem eles parece impossível e as vezes é mesmo. Para um músico, suas mão são parte tão integral do qu erepresentam para si mesmos que sem o seu uso não conseguem se enxergar.

No rodapé do encarte eu descobri que a música era inspirada neste livro. “The Hand” é uma ode a importância das mãos no desenvolvimento da espécie humana escrito por um neurologista especializado em cuidar de músicos que sofrem com a perda súbita dos movimentos.

O argumento central do livro tem a ver com outros posts que já escrevi aqui sobre a integração entre corpo e mente. Para o Dr. Wilson, a mão humana e o cérebro são tão intrinsecamente ligados que possivelmente é do uso das mãos que se desenvolveu boa parte da nossa capacidade para linguagem, criatividade e comunicação. A distância abismal de capacidade intelectual entre o Homo eretus e o Homo sapiens ainda não é bem explicada pela ciência e o autor argumenta que este crescimento cerebral pode ter advindo do uso continuo e criativo das mãos.

O livro estuda o uso das mãos em cirurgiões, alpinistas, músicos profissionais, terapeutas e mágicos. Analisa o desenvolvimento dessas vidas cujo sopro está justamente nas habilidades manuais.

No caminho traça hipóteses instigantes e tira conclusões muito interessantes sobre educação, saúde, desenvolvimento humano e até sobre a rara e curiosa arte de ser feliz.

Merecia uma tradução para ao português.
Link pra letra completa de “Guitarra e Vos” do Jorge Drexler.
E o vídeo abaixo, que não pode faltar.
Postado por Rodrigo Leão

3 Respostas para “O livro escondido no CD

  1. Esse cara é o máximo. Tenho 4 dos CDs dele, já fui a um show por aqui e não me canso.
    Por que você acha que ele é o Caetano deles? Acho que não saquei a comparação.

    • Eu disse qu eel eé o Caetano do Uruguai pois eu tive a chance de vê-lo ao vivo num show pra umas 30 pessoas no Baretto, só voz e violão, e achei que o jeito intelectual, lírico e suave dele de tocar e cantar tinha muito a ver com o Caetano. Por sorte sem tanta baianidade nagô nem o pendor para a polêmica.

  2. Curti muito esse texto, mas tem um porém. O “vos” na música do Jorge Drexler quer diser “você”, e não “voz”.

Deixe um comentário

