A estratégia do Boi Bumbá

A estratégia do Boi Bumbá é um sistema de soluções para empresas de serviços desenvolvido por mim e utilizado com a máxima eficácia para clientes como Bombril, Itaú, Grendene, Folha de S. Paulo, Unibanco, Lojas Marisa e muitos outros para quem tive o prazer de trabalhar em minha carreira de publicitário.
Como se sabe, as empresas de serviço geram soluções para seus clientes, que nem sempre concordam com estas soluções. Agências de propaganda, escritórios de design, escritórios de arquitetura, consultorias e empresas de TI são apenas tão geniais quanto seus clientes. As melhores são as que tem os melhores clientes. Como no caso do Papa Sisto IV que disse ao gênio Michelangelo: “Pinta lá em casa” e terminou com a Capela Sistina. Agora imagine se o Papa Sisto IV, ao invés de deixar o Michelangelo pintar, resolvesse interferir. “Ô Michelangelo, tô achando esse Deus meio forte demais, um pouco Village People, e não era o caso dele estar de mãos dadas com o outro ali, em vez de com esse dedinho do E.T. ai?” e assim por diante. Talvez ficasse melhor. Provavelmente, não.
É claro que publicitários não são  Michelangelos (por mais que eles garantam que sejam) e nem seu clientes são sumos pontífices. O caso é que respeito e confiança são as duas coisas mais importantes que existem na relação entre uma empresa de serviços e seus clientes. A empresa tem que confiar no talento de sua agência a e agência no talento do seu cliente. Quando um duvida do outro surge a necessidade da estratégia do Boi Bumbá.
O Boi Bumbá é um festival folclórico da Amazônia, em Parintins, que tem uma disputa entre dois grupos que apresentam seus shows: o Caprichoso e o Garantido. Convenhamos, são dois nomes bastante simbólicos, e que por isso mesmo inspiraram a estratégia.
A boa empresa de serviços é aquela que sempre leva para os clientes as duas modalidades de solução. O trabalho “Garantido” é aquele cuja simplicidade e obviedade são seus trunfos. É como aquele gol com a bola chutada rasterinha no canto. O trabalho “Caprichoso” é aquele que tem na invenção a sua força. É o gol de bicicleta. Você já viu algum jogo em que só rolasse gol de bicicleta? Não. Sabe porque? Porque mesmo que o gol de bicicleta seja inesquecível, o rasterinho vale a mesma coisa e tem muito mais eficiência. Cada um tem um momento certo pra acontecer.
A melhor empresa de serviços é aquela que sempre leva para seus clientes as duas opções. Desafia sua coragem com o Caprichoso e atende seus objetivos com o Garantido. Quando menos se espera sai um gol de bicicleta.

Anúncios

4 Respostas para “A estratégia do Boi Bumbá

  1. eu juro que tinha um bom comentário pra fazer a respeito, mas estou no quinto latão de skol aqui e me perdi na formulação da opinião, mas é isso, amazônia na veia, vibe da redução da emissões de carbono e tal, mó apoio, eu acho.

  2. Gostei mtooo da estratégia Bói Bumbá…aii se algumas empresas seguissem essa estratégia…rsrs
    Parabéns pelo blog, pelos textos, tudo com muita criatividade e qualidade.
    Bjs

  3. Mais didático e eficaz impossível! Amo esse blog!

  4. Muito foda!!!! Sensacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s