Iconoclastas e vagabundos

Tem uma resenha muito boa de um livro que eu ainda não li, feita pelo amigo Rodolfo Araújo. Iconoclast: a neuroscientist reveals how to think differently , de Gregory Berns, é sobre como funcionam as mentes dos grandes iconoclastas, pessoas que fazem as coisas que outras pessoas diziam que não podiam ser feitas, usando estudos recentes de neuros ciências. Gente como Santos Dumont, Van Gogh, Thomas Edison e por aí vai. Na resenha ele trata sobre como o motor da criatividade é a experiência e que para manter a mente aberta é preciso enfrentar sempre novas experiências de vida.

Essa idéia me lembrou de outra, que emerge no livro de Jon Krakauer, “Na natureza selvagem” (Into the wild), que virou filme dirigido pelo Sean Penn e que conta a história da vida e morte de Christopher McCandless. Durante o percurso que leva Christopher de universitário coxinha a vagabundo de estrada, vivendo sem endereço, teto ou emprego fixo pelas estradas do oeste americano, em seus diários aparece constantemente a descriçnao da euforia de acordar todos os dias não sabendo o que vai acontecer: se vai comer ou não, viver ou não. Enfrentar o desconhecido se torna um vício pra ele. E o vício vai crescendo durante o livro até que ele não pensa mais em voltar para sua antiga vida.

Juntando as duas idéias surge a hipótese de que a vida navegada no mar da prudência enferruja o cérebro. Pra mim isso faz muito sentido.

6a00e554b11a2e883301053689923c970b-800wi

Postado por Rodrigo Leão

Anúncios

3 Respostas para “Iconoclastas e vagabundos

  1. 100% Acredito 100% nisso, acho que é comprar passagem só de ida.

  2. Caro Rodrigo,

    Estou buscando alguns aprovados no concurso petrobras 2008/publicidade e, na busca pelo nome de Rodrigo leão de Almeida, 8o. colocado, achei seu blog. Gostaria de saber se você é a pessoa que estou procurando.

    Abraços

  3. Rodrigo, agora tem três…

    Abraço,
    Rodolfo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s