Fora de Série ou OUtliers – The story of Success

Eu tenho muitos amigos. Mas alguns dos melhores, aqueles que eu tenho em mais alta conta por serem figuras fundamentais na minha vida, eu nem ao menos conheço pessoalmente. É o caso do escritor canadense Malcom Gladwell, jornalista da revista New Yorker, que eu conheci por acaso quando um outro grande amigo, David Dennis, me emprestou Blink – A decisão num piscar de olhos (Ed. Rocco).

Devorei Blink em dois ou três dias e rapidamente comprei uma cópia do seu primeiro livro, O Ponto de Desequilíbrio (Rocco), que também tracei com entusiasmo. E esperei ansiosamente na fila da amazon.com até 18 de novembro último, e pagar uma grana pelo envio expresso pra obter a minha cópia de Outliers – The story of success que você já pode comprar de presente de Natal na recém lançada edição em português: Fora de Série – Outliers (Ed. Sextante).

Em Fora de Série, como em todos seus outros livros, Gladwell cria uma hipótese científica sobre um assunto sociológico (ele foi repórter de ciências durante muitos anos) para em seguida fazer uma extensa reportagem, pra ver se sua hipótese se prova verdadeira. A reportagem, é claro é escrita com a leveza e a prosa de alta qualidade digna de um escritor na New Yorker. O resultado são alguns dos pensamentos mais originais que encontrei em muitos anos.

O livro trata de indivíduos de extremo sucesso, os tais “fora de série”, do título, e a hipótese de Gladwell é que o sucesso destes, tantas vezes visto como um trajetória puramente individual, não tem nada de individual. Durante o livro ele prova com dados e pesquisa que o sucesso individual depende de circunstâncias externas, sorte e toda uma cadeia de acontecimentos aleatórios para acontecer.
Ele examina a lista das 75 pessoas mais ricas de todos os tempos e descobre que 14 delas nasceram nos Estados Unidos num período de 9 anos na década de 1830. Tivessem nascido cinco anos antes ou depois, John D. Rockefeller ou Andrew Carnegie, talvez tivessem tido destino diferente. Mostra como a pequena diferença de desenvolvimento físico entre as crianças provocada pela data limite das categorias infantis nos esportes faz perder quase 2/3 dos nossos fenômenos atléticos. Explica como a cultura intensiva do arroz no oriente preparou os asiáticos para serem melhores em matemática e como qualquer um que seja o melhor do mundo no que faz teve um treinamento intensivo mínimo de 10.000 horas (e como isso fez diferença nos Beatles).

Enfim, Malcom Gladwell nunca vai saber quem eu sou. Mas eu vou sempre saber que ele é um grande amigo, que tornou meu mundo bem maior com suas idéias extraordinárias.

3 Respostas para “Fora de Série ou OUtliers – The story of Success

  1. Rodrigão,
    você é um dos meus amigos fora de série, que também não conheço pessoalmente.
    Tudo que tenho é agradecer por compartilhar suas idéias e experiências com a gente.
    Por tornar minha vida mais inteligente!!!
    Abração!!

  2. Olá Rodrigo,

    Tive uma aula com você no MBA Executivo Internacional da FIA em 2005. Pelo menos acho que é você.

    Achei seu blog por acaso e vou frequentar – tenho lido também o blog do Rodolfo, que é muito bom.

    Escrevi também uma resenha do Outliers: http://tinyurl.com/c5x973

    É isso aí. Meu blog é http://marcelopcarvalho.wordpress.com, fala um pouco sobre tudo, de filosofia a business.

    Grande abraço,

    Marcelo P. Carvalho

Deixe um comentário

