Não deixe a escola atrapalhar os seus estudos

Meu pai saiu de casa com 12 anos para estudar. Eram os livros ou a enxada. A enxada perdeu. No fim dos anos 60, se formou no curso de Administração de Empresas da mais prestigiosa universidade brasileira: a USP. Tudo que conseguiu na vida foi fruto de sua dedicação aos estudos. Inclusive pagar pelos meus estudos. Por isso quando eu abandonei a faculdade de direito aos 21 anos, fiquei com a consciência muito pesada. Mas só até 2003.

Neste ano fui convidado a ser o professor palestrante de publicidade no MBA da então FIA-USP. A mesma universidade do meu pai! Os estudantes do MBA (que em inglês quer dizer mestrado em administração e negócios) querem ter aulas com os melhores profissionais do mercado e aparente eu era um desses caras. Meu destaque profissional foi priorizado sobre minha falta de diplomação. E desde então minha participação vem aumentando, incluindo os cursos MBA Executivo Internacional, MBA de Marketing e MBA de Marketing de Serviços.

O motivo pelo qual minha participação vem aumentado é o seguinte: eu tiro notas excelentes como professor. Aí você diz: “Ué? Mas professor não é quem dá nota?” No MBA não. O curso é tão difícil que só profissionais de alto gabarito conseguem entrar como alunos e exigem os melhores professores. Depois de cada aula a turma confere ao palestrante uma nota. E o fim da história é que eu tenho tirado uma das melhores médias entre os professores. Ou seja, profissionais de renome, em nível de mestrado me consideram um dos seus melhores professores (num MBA eleito o melhor do Brasil nos últimos 3 anos seguidos). Mas como? Eu nem sou formado em nada? Isso prova que um diploma é alguma coisa, mas não é tudo. Para esses alunos, ter aula com um profissional aprovado pelo mercado vale mais que qualquer diploma.

Me lembrei disso pois ando aguardando ansioso o novo livro de um de meus ídolos, o jornalista americano Malcom Gladwell que em novembro lança “Outliers: Why some people succeed and some don’t”, que trata justamente deste assunto — como identificar os talentos que terão sucesso no futuro. No livro ele demonstra estatisticamente como a maioria das técnicas usadas hoje nos processos de seleção seja para atletas, professores ou até pilotos de avião não presta pra nada. Vai gerar muita discussão.

Andam falando em regulamentar a profissão de publicitário, pra excluir quem não fez faculdade. Uma idéia mal copiada (do jornalismo) e que só pode ser apoiada por quem não é bom no que faz, nem quer que ninguém seja.

P.S:

Aqui tem o link pra uma recente palestra do Malcom Gladwell onde ele dá uma palhinha sobre o seu novo livro.

Aqui abaixo tem a última avaliação que eu recebi. As notas vão de zero a quatro e eu já consegui vários 3,95 e nenhum 4, o que é muito irritante. Parece que só um cara tirou 4 nos últimos anos — um professor de contabilidade. Não preciso dizer que pra tirar a nota máxima falando por 4 horas sobre contabilidade esse cidadão deve ser um gênio, um poeta e um louco. Ou subornou a galera.

5 Respostas para “Não deixe a escola atrapalhar os seus estudos

  1. Grande Rodrigo Leão!

    Já trabalhei com você e já assisti sua aula e te digo que quem não te dá a tal nota “4” merece um “zero” no fim do curso…

    Professor de vida! Parabéns pelas notas! rs

  2. Infelizmente, nunca tive oportunidade de assirtir a uma aula sua. Quem sabe o que o futuro reserva? Algumas dicas que me destes têm me ajudado e bastante, tanto que apesar de não comentar muito aqui, por falta de tempo mesmo, sempre leio tudinho. E como sempre é maravilhoso…
    Nem precisa dizer que se você não é o cara, é muito parecido com ele! HEHEHE.
    Abração!!!

  3. Ainda vou assistir uma palestra sua na posição de “profissionais de alto gabarito que conseguem entrar como alunos e exigem os melhores professores”.

    Um beijo!

  4. Isso me lembra um velho ditado:

    Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha.

  5. Oi Rodrigo,

    se a espera pelo novo livro do Gladwell estiver muito dolorosa, dá uma olhada no texto que escrevi no meu blog sobre o Outliers – the story of success (o meu já chegou…):

    http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2008/11/outliers-malcolm-gladwell.html

    E já que o tema aqui é publicidade, dá uma olhada em http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2008/11/conselhos-pela-culatra.html

    Espero que goste!

    Abraço,
    Rodolfo.

Deixe um comentário